Lu Conviteria - Convites de Casamento
   
   
  Última atualização   19 de dezembro de 2018 | 06:29:29
Contato

Novos profissionais do Mais Médicos começam a atender


Incluída em: 06/12/2018 | 13:08


É o primeiro dia de trabalho, mas a médica Carla Marques de Almeida, 26, já se sente em casa. “Fui muito bem recebida por todos da equipe. Estou lendo os prontuários para conhecer melhor os pacientes, antes do primeiro contato. Pra mim foi muito bom porque eu estava trabalhando em Belo Horizonte, com um custo de vida mais alto. Essa foi a possibilidade de voltar para Poços e para perto da minha família”, afirmou a nova médica da equipe Esperança III. Na Regional Sul, outros dois médicos também iniciaram os trabalhos nesta terça, 4. “Eu já conhecia a equipe, porque trabalhei aqui cobrindo férias, durante um mês. É muito bom poder voltar”, disse Anna Gabriela Nery, 27, de Silvianópolis. “A equipe me recebeu muito bem e os pacientes foram muito receptivos também. É uma oportunidade bacana demais, veio de surpresa, não esperava. Está sendo muito bom”, contou Washington Luiz do Nascimento, 33, que veio de Pouso Alegre para assumir o posto.

Das nove vagas que eram ocupadas por cubanos na rede municipal, dentro do Programa Mais Médicos, sete já foram preenchidas neste início de semana. A médica que ocupará a oitava vaga já validou a inscrição e deve começar a atender nos próximos dias. A nona médica ainda não se apresentou e tem, de acordo com o edital do Ministério da Saúde, até 14 de dezembro como prazo final. O secretário de Saúde esteve nesta terça, 4, em algumas unidades básicas para conversar com os profissionais. “Quero dar as boas vindas e colocar a Secretaria de Saúde à disposição de todos. Temos equipes maravilhosas para dar este suporte e estamos muito felizes com a chegada de vocês, porque significa a normalização dos atendimentos prestados à população”, disse Flávio Togni de Lima e Silva.

Médicos Cubanos
Os médicos cubanos pararam de atender definitivamente em Poços, na semana passada. Nesta segunda, 3, eles deixaram a cidade e seguiram de volta para Cuba. Eles permaneceram no município cerca de um ano e meio, como integrantes do Programa Mais Médicos. No último dia 14, Cuba anunciou a saída do Programa. Em função disso, o Ministério da Saúde publicou edital com 8,5 mil vagas. Poços recebeu médicos cubanos desde 2014. Dos nove profissionais cubanos que chegaram a Poços em 2017, uma decidiu permanecer no Brasil. Gloria Yisel Rosabal Soris, tem 30 anos e falou, em uma mistura de espanhol com português, que pretende fazer o Exame Revalida para validar o diploma e poder continuar trabalhando como médica aqui. “Aqui tem mais desenvolvimento e o pagamento é melhor também. Vai ser difícil porque deixei pai, mãe e irmã em Cuba, mas quero uma vida melhor e quero ajudar a minha família. Vi outras possibilidades aqui e por isso quis ficar. Não tem nada haver com política essa minha decisão, tem haver com o meu futuro”, declarou Gloria. Números preliminares apontam que dos mais de oito mil médicos cubanos que estavam no Brasil, cerca de dois mil decidiram não retornar ao país de origem.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 4 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados